## Santos Tartu (Estonia), Santos Laguna (México), Santos Guápiles (Costa Rica), Santos Swiebodzin (Polonia), Santos (Ingaterra), Santos Sarbinowo (Polonia), Santos Piwoda (Polonia), Santos Ouagadougou (Burkina Faso), Santos Nickerie (Suriname), Santos (Angola), UF Santos (Botswana), Santos (Georgetown), Chief Santos (Namibia), Santos Luganville (Vanuatu), Santos Cape Town (Africa do Sul), New Santos (Irlanda do Norte), Santos (Irlanda do Norte), Santos Kingston (Jamaica), Santos (Amapá), Santos Tsunami (Futebol Americano), Santos Sub11, Santos Sub13, Santos Sub15, Santos Sub17, Santos Sub20, Santos B, Santos (Futsal), Santos (Volei), Santos (Handebol), Sereias da Vila, Santos Drift (Elson Nishimura), Santos Surf (Alejo Muniz), Santos Skate (Kelvin Hoefler), Santos (Futebol de Areia), Santos (Futebol de Mesa), Santos (Goalball), Santos (Showbol), Santos Fórmula Truck ( Wellington Cirino e Geraldo Piquet), Santos Dexterity (eSport), Santos Run (Corrida de rua) ##

quinta-feira, 19 de abril de 2012

(FMA) Santos 2x0 The Strongest (BOL)

Copa Libertadores
 2x0 

Santos
Rafael; Henrique (Alan Kardec), Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca (Ibson), Elano (Felipe Anderson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho

The Strongest/BOL
Vaca; Parada, Marchesini, Méndez e Torrico; Reyes (Ramallo), Chumacero, Cristaldo e Soliz; Pablo Escobar e Melgar (Sacha Lima).
Técnico: Eduardo Villegas

Data: 18/04/2012 (QUA)
Horário: 19:45
Local: Estádio Vila Belmiro, Santos (SP)
Público: 11.761 pagantes
Árbitro: Julio Quintana (Paraguai)
Cartão Amarelo: Henrique e Adriano (SAN); Vaca, Reyes e Parada (TST)
Cartão Vermelho:
Gols: Alan Kardec (SAN 41/2T) e Neymar (SAN 42/2T)
OBS: O Santos vai pegar o Bolívar nas oitavas

Classificação
ColClubePGJGVIEMDEGPGCSG
01º Santos1306040101120507

Comentários

O Santos FC pressionou, pressionou e chegou ao merecido triunfo sobre o The Strongest (BOL) nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, garantindo o primeiro lugar do grupo 1 da Libertadores. Com um bloqueio boliviano, bola salva em cima da linha e acertando a trave, o primeiro gol saiu aos 40 da segunda etapa, depois de muita pressão. Cruzamento de Neymar e cabeceio de Alan Kardec. Na sequência, aos 42, Neymar tabelou de letra com Borges e bateu na saída do goleiro para fazer 2 a 0 e empatar com Coutinho no posto de terceiro maior artilheiro santista na Libertadores, com 11 gols.

Com o resultado, o Peixe encerra a primeira fase da competição sul-americana no primeiro lugar do grupo 1, com 13 pontos. O Peixe aguarda o encerramento da rodada para a definição do adversário das oitavas de final.

Ainda no grupo do Peixe, o Inter-RS, com oito pontos, foi o segundo colocado. O time do Sul foi derrotado pelo Juan Aurich (PER) por 1 a 0 no encerramento da rodada.

Agora, o Alvinegro Praiano volta suas atenções para o Paulistão. A equipe encara o Mogi Mirim, domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro, em jogo único das quartas de final do estadual.

Escalação

Com Fucile em recuperação, o Peixe entrou em campo com Henrique na lateral direita e Adriano entre os titulares. Assim, iniciaram o jogo: Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e PH Ganso; Neymar e Borges.

A primeira substituição da partida saiu aos 22 da segunda etapa. Alan Kardec entrou na vaga de Henrique. Já aos 30, Arouca sentiu e foi substituído por Ibson. A terceira alteração foi a entrada de Felipe Anderson no lugar de Elano, aos 32.

Jogo

Logo aos três minutos de partida, o goleiro do The Strongest se atrapalhou após recuo de bola e a bola acabou saindo pela linha de fundo. Elano cobrou o escanteio e Ganso desviou. A defesa boliviana conseguiu desviar, mas a bola passou perto da meta, quase abrindo o marcador.

Aos nove, Elano recebeu belíssimo lançamento de Ganso. O camisa 8 invadiu a área e cruzou buscando Neymar, que penetrava em velocidade. Mas o tiro saiu fechado e o goleiro conseguiu defender, evitando o que certamente seria o primeiro gol santista.

Na pressão, o Peixe voltou a chegar com perigo aos 12. Juan cruzou e Neymar desviou de letra dentro da área para Borges. O matador finalizou de primeira, acertou forte chute que passou perto do travessão.

O Peixe seguia em cima do adversário em busca do primeiro gol. Assim, aos 24, Borges roubou a bola na entrada da área boliviana e deu lindo passe para Juan. O lateral esquerdo finalizou, mas o defensor conseguiu desviar o chute.

Dois minutos depois, Henrique enfiou para Elano em velocidade. O Guerreiro chegou na linha de fundo e bateu, mas o goleiro conseguiu encaixar sem dar rebote.

Aos 33, Neymar foi derrubado na entrada da área após drible no marcador. O próprio camisa 11 foi para a cobrança, batendo colocado no ângulo do goleiro, que foi buscar, colocando para escanteio e salvando os bolivianos.

Três minutos depois, foi a vez da trave salvar os time da Bolívia. Juan levantou na área e Edu Dracena ajeitou para Borges. O camisa 9 acertou belo chute e a bola explodiu no travessão.

Na sequência, Neymar invadiu a área fazendo fila na zaga, mas, em cima da hora, o zagueiro conseguiu desviar para escanteio. Na cobrança, Edu Dracena desviou de cabeça e, quando a torcida já ameaçava o grito de gol, o defensor conseguiu salvar de cabeça, quase em cima da linha.

Antes do apito final do primeiro tempo, o Peixe ainda teve duas chances. Elano finalizou perto da meia lua, o goleiro espalmou, mas os santistas não conseguiram aproveitar o rebote. Na sequência, Elano levantou da intermediária e Neymar desviou de cabeça. A bola passou raspando a meta dos bolivianos.

Segundo tempo

Na segunda etapa, logo aos dois minutos, Juan deu belo passe para PH Ganso dentro da área. O camisa 10 dominou e finalizou de esquerda. O goleiro espalmou, colocando para escanteio.

Na sequência, aos 14 minutos, Adriano recuperou a bola na intermediária santista e lançou para Neymar. O camisa 11 partiu em velocidade, invadiu a área e tocou por cima na saída do goleiro. A bola passou tirando tinta da trave boliviana.

Aos 20 minutos, Neymar recebeu passe e ajeitou de primeira para Juan. O lateral santista devolveu com um cruzamento. O camisa 11 dominou no peito e emendou uma bicicleta, mas o goleiro conseguiu defender.

Nova grande chance santista sairia aos 36. Após bate rebate, Alan Kardec ficou com a sobra e finalizou, mas o tiro saiu muito alto.

Depois de tanto pressionar, o merecido gol do Peixe saiu aos 40 minutos. Em cobrança de escanteio, Neymar bateu curto para Ganso, recebeu ainda na lateral e levantou na área. Alan Kardec desviou de cabeça para estufar as redes.

Com o primeiro, o bloqueio boliviano se abriu e os santistas chegaram ao segundo aos 42. Neymar recebeu de Durval, tabelou de letra com Borges e, dentro da área, tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0 e dar números finais ao jogo.

Transmissão ao vivo
 

  Curiosidade

 Atual campeão, o Santos pode ser a primeira equipe brasileira a conquistar pela quarta vez a Taça Libertadores. Diante do Strongest, o Santos disputa sua 106ª partida na história da Libertadores (60v/20e/25d). O Peixe foi a quinta equipe brasileira a ultrapassar a marca de 100 jogos na competição continental. São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras também possuem esta marca.
 De 2003 para cá, quando voltou a disputar a Libertadores depois de 19 anos, o Peixe recebeu 29 vezes adversários estrangeiros na Vila, sem perder nenhuma (24 vitórias e 5 empates). A última derrota na Vila para um time de fora do Brasil foi em 1984, quando perdeu para o Atlético Junior da Colômbia por 3 a 1. Vale lembrar que a final da Libertadores 2003 (Santos 1 a 3 Boca Juniors) foi realizada no Morumbi.
 O The Strongest foi fundado em 1908 e é uma das principais equipes da Bolívia. Vinte e três vezes campeão boliviano, o clube disputa a Taça Libertadores da América pela 18º vez e obteve seus melhores resultados na competição em 1990 e 1994, quando alcançou às 8ª de final. Este ano, o The Strongest disputa a Libertadores depois de seis anos. A última participação da equipe boliviana foi em 2006 quando foi eliminada na fase de grupos.

Último jogo

Santos e The Strongest se enfrentam apenas pela segunda vez na Taça Libertadores da América. O único confronto entre essas duas equipes aconteceu no último dia 15 de fevereiro e terminou com vitória de virada da equipe boliviana, por 2 a 1, na estreia das duas equipes nesta Libertadortes.