## Santos Tartu (Estonia), Santos Laguna (México), Santos Guápiles (Costa Rica), Santos Swiebodzin (Polonia), Santos (Ingaterra), Santos Sarbinowo (Polonia), Santos Piwoda (Polonia), Santos Ouagadougou (Burkina Faso), Santos Nickerie (Suriname), Santos (Angola), UF Santos (Botswana), Santos (Georgetown), Chief Santos (Namibia), Santos Luganville (Vanuatu), Santos Cape Town (Africa do Sul), New Santos (Irlanda do Norte), Santos (Irlanda do Norte), Santos Kingston (Jamaica), Santos (Amapá), Santos Tsunami (Futebol Americano), Santos Sub11, Santos Sub13, Santos Sub15, Santos Sub17, Santos Sub20, Santos B, Santos (Futsal), Santos (Volei), Santos (Handebol), Sereias da Vila, Santos Drift (Elson Nishimura), Santos Surf (Alejo Muniz), Santos Skate (Kelvin Hoefler), Santos (Futebol de Areia), Santos (Futebol de Mesa), Santos (Goalball), Santos (Showbol), Santos Fórmula Truck ( Wellington Cirino e Geraldo Piquet), Santos Dexterity (eSport), Santos Run (Corrida de rua) ##

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

(FMA) Santos 2x0 Botafogo/RJ

Campeonato Brasileiro
 2x0 

Santos
Rafael; Éwerthon Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gérson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Bernardo (Henrique); Miralles (Patito Rodríguez) e André (Bill).
Técnico: Muricy Ramalho

Botafogo/RJ
Renan, Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Fellype Gabriel (Vitor Júnior), Andrezinho e Seedorf; Elkeson (Rafael Marques).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Data: 10/10/2012 (QUA)
Horário: 19:30
Local: Estádio João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 4.434 pagantes
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Cartão Amarelo: Miralles, André e Patito Rodríguez (SAN)
Cartão Vermelho: 
Gols: André (SAN 08/2T) e Miralles (SAN 11/2T)
OBS: Santos em busca do G12 no Brasileirão 2012

Estatísticas
ClubeFCFEPCPECCCELCLEDCDESCSEFCFRECED
Santos 009008176050000005018035006001021001008010009008

ClubeIFICASPBADACAEMDMCMEZDZCZE
Santos 00300500236%07%05%10%13%11%18%10%18%08%

Maior Passador - Gabriel (BOT) - 53
Maior Finalizador - André (SAN) - 03
Mais Desarmes - Gabriel (BOT) - 04
Maior Lançador - Renan (BOT) - 06
Maior Driblador - Seedorf (BOT) - 03
Mais Faltoso - André (SAN) - 03
.
               FC - Finalizações Certas          FE - Finalizações Erradas          PC - Passes Certos
               PE - Passes Errados                CC - Cruzamentos Certos         CE - Cruzamentos Errados
               LC - Lançamentos Certos        LE - Lançamentos Errados        DC - Dribles Certos
               DE - Dribles Errados               SC - Desarmes Certos               SE - Desarmes Errados
               FC - Faltas Cometidas             FR - Faltas Recebidas               EC - Escanteios Cobrados
               ED - Escanteios Defendidos     IF - Impedimentos Favor           IC - Impedimentos Contra
               AS - Assistências                     PB - Posse de bola                    AD - Ataque Direita
               AC - Ataque Centro                AE - Ataque Esquerda               MD - Meio Direita
               MC - Meio Centro                  ME - Meio Esquerda                  ZD - Defesa Direita
               ZC - Defesa Centro                 ZE - Defesa Esquerdo

Classificação
ColClubePGJGVIEMDEGPGCSG
10º Santos38290911093537-02

Comentários

 Com gols de André e do argentino Miralles, o Santos FC venceu o Botafogo por 2 a 0 nesta quarta-feira (10), em pleno Engenhão, no Rio de Janeiro, pelo Brasileirão. Após um primeiro tempo de domínio carioca, com Rafael fechando a meta, o Peixe dominou a segunda etapa e poderia ter vencido até por uma diferença maior. Os dois gols santistas contaram com participação de Felipe Anderson, primeiro em cobrança de escanteio e depois com linda assistência.

Aos sete minutos da segunda etapa, Felipe Anderson deu lindo lançamento para Miralles. O argentino invadiu a área e bateu cruzado. Renan fez linda defesa, colocando para escanteio. Na cobrança, Felipe Anderson levantou, Ewerton Páscoa desviou no primeiro pau e André entrou por trás da zaga, empurrando para as redes no segundo pau.

Logo na sequência, aos 11 minutos, o Peixe desceu em velocidade em contra-ataque. Arouca tentou lançamento para André, mas Renan saiu do gol, afastando a bola. Mas Henrique ficou com a sobra no meio campo e passou para Felipe Anderson. O Menino da Vila deu linda assistência para Miralles, que partiu em velocidade e, na área, bateu rasteiro para fazer 2 a 0.

Com o resultado, a equipe santista chegou aos 38 pontos na tabela de classificação, ocupando a 10ª posição. O Peixe volta a atuar pelo Brasilerão no domingo (13), às 16 horas, contra o Vasco da Gama, na Vila Belmiro.

Escalação

O Peixe entrou em campo com Rafael, Ewerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Bernardo; Miralles e André.

Aos 37 minutos da primeira etapa, Henrique entrou na vaga de Bernardo. Na segunda etapa, aos 26, Bill entrou no lugar de André. A última alteração foi a entrada de Pato Rodriguez no lugar de Miralles aos 39.

Jogo

os nove minutos, Elkeson foi lançado em velocidade e invadiu a área santista pela diagonal. Mas Rafael saiu do gol, tirando com pé a finalização do botafoguense.

Aos 17, após levantamento na área santista, Elkeson desviou de cabeça e acertou a trave direita de Rafael.

Aos 27, Elkeson tabelou com Seedorf e finalizou da entrada da área. A bola raspou o travessão de Rafael.

Aos 30 minutos, após cruzamento da direita e, após desvio de Durval, a bola ganhou a trajetória da meta santista. Rafael, mostrando muita agilidade, espalmou, evitando o gol. A bola ainda acertou a trave antes de sair.

Aos 34 minutos, Felipe Anderson cobrou falta da intermediária direto para o gol. O goleiro Renan esticou o braço, colocando para escanteio e afastando o perigo.

Aos 39, após cruzamento de Gerson Magrão, Ewerton Páscoa desviou, mas o chute saiu fraco. Renan estava com a visão encoberta por defensor do Botafogo, mas conseguiu defender, evitando o gol.

Aos sete minutos da segunda etapa, Felipe Anderson deu lindo lançamento para Miralles. O argentino invadiu a área e bateu cruzado. Renan fez linda defesa, colocando para escanteio. Na cobrança, Felipe Anderson levantou, Ewerton Páscoa desviou no primeiro pau e André entrou por trás da zaga, empurrando para as redes no segundo pau.

Aos 11 minutos, o Peixe desceu em velocidade em contra-ataque. Arouca tentou lançamento para André, mas Renan saiu do gol, afastando a bola. Mas Henrique ficou com a sobra no meio campo e passou para Felipe Anderson. O Menino da Vila deu linda assistência para Miralles, que partiu em velocidade e, na área, bateu rasteiro para fazer 2 a 0.

Já aos 20 minutos, Miralles quase fez um golaço. Após lindo lançamento de Felipe Anderson por cima da defesa carioca, o argentino chapelou Renan e, quando ia completar para o gol, Marcio Azevedo salvou o Botafogo, colocando para escanteio.

Na cobrança, em lance parecido com o primeiro gol, Felipe Anderson levantou, Durval desviou no primeiro pau e André entrou no segundo desviando de cabeça. Renan fez linda defesa e, no rebote, André, ainda caído, desviou com o pé, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 37, Pato Rodriguez deu belo passe para Felipe Anderson lançando o meia em velocidade. O Menino da Vila penetrou a área bateu cruzado, mas Renan fez grande defesa, evitando o gol.

Transmissão ao vivo

Curiosidade

  No Engenhão, foram cinco os jogos entre Botafogo e Santos, com bastante equilíbrio, com duas vitórias para cada lado e um empate, todos válidos por campeonatos brasileiros.

 O Santos foi a primeira equipe a vencer o Botafogo no Engenhão: Santos 2 x 1 Bota, no dia 06/10/07, com gols de Rodrigo Tabata e Renatinho, descontando Dodô.

 O duelo Santos FC e Botafogo já ocorreu por outras 96 vezes na história. E o Peixe está em vantagem. Foram 35 triunfos, contra 33 dos cariocas, além de 28 empates. O Alvinegro Praiano marcou 164 gols, e o adversário 145.

 Em Campeonatos Brasileiros, foram realizadas 51 partidas, das quais 17 foram vencidas pelo Santos FC, 16 pelo Botafogo, além de 18 terem terminado empatadas. A equipe de Vila Belmiro foi às redes 70 vezes e levou 56 gols do time de General Severiano.

(OBS: Não estão computados os dados do jogo acima)

Último jogo

Maior estrela do futebol brasileiro no momento, Neymar também não atuou no duelo mais recente entre Santos e Botafogo. Em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, no dia 18 de julho, houve empate em 0 a 0, na Vila Belmiro, com um público de  7.069 pagantes.



Destaque da História

O Estádio Olímpico João Havelange foi construído para sediar as competições de atletismo e futebol dos Jogos Pan-americanos de 2007. Arrendado para o time de General Severiano o estádio passou a ser a casa do time botafoguense.

O primeiro encontro do Santos na nova casa do time carioca aconteceu no dia 06/10/2007 pelo Brasileiro, com vitória santista por 2 a 1 com gols de Rodrigo Tabata e Renatinho, já perto do fim do prélio. Essa foi a primeira derrota do Botafogo em seu novo estádio. O time carioca já tinha vencido o Fluminense por 2 a 1 e o River Plate por 1 a 0.

O Peixe formou com Fábio Costa; Alessandro, Adaílton, Marcelo e Dionísio (Petkovic); Maldonado, Rodrigo Souto, Kléber e Rodrigo Tabata (Vitor Junior); Marcos Aurélio (Renatinho) e Moraes.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.