## Santos Tartu (Estonia), Santos Laguna (México), Santos Guápiles (Costa Rica), Santos Swiebodzin (Polonia), Santos (Ingaterra), Santos Sarbinowo (Polonia), Santos Piwoda (Polonia), Santos Ouagadougou (Burkina Faso), Santos Nickerie (Suriname), Santos (Angola), UF Santos (Botswana), Santos (Georgetown), Chief Santos (Namibia), Santos Luganville (Vanuatu), Santos Cape Town (Africa do Sul), New Santos (Irlanda do Norte), Santos (Irlanda do Norte), Santos Kingston (Jamaica), Santos (Amapá), Santos Tsunami (Futebol Americano), Santos Sub11, Santos Sub13, Santos Sub15, Santos Sub17, Santos Sub20, Santos B, Santos (Futsal), Santos (Volei), Santos (Handebol), Sereias da Vila, Santos Drift (Elson Nishimura), Santos Surf (Alejo Muniz), Santos Skate (Kelvin Hoefler), Santos (Futebol de Areia), Santos (Futebol de Mesa), Santos (Goalball), Santos (Showbol), Santos Fórmula Truck ( Wellington Cirino e Geraldo Piquet), Santos Dexterity (eSport), Santos Run (Corrida de rua) ##

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

(FMA) Santos 3x0 Botafogo/SP

Campeonato Paulista
(Brasil) 
 3x0 

Jogo: Santos x Botafogo/SP
Competição: Campeonato Paulista
Modalidade: Futebol
Categoria: Principal
País: Brasil
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data: 23/01/2013 (QUA)
Horário: 19:30
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público: 12.173 pagantes
Renda: R$ 343.750,00
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
C. Amarelo: Bruno Peres (SAN); Francis, Cris, Alex e Gilmak (BOT) 
C. Vermelho: Não Houve
Gols: Cícero (SAN 32/1T), Neymar (SAN 40/1T) e Miralles (SAN 46/2T)
OBS: Estréia do Santos na Vila Belmiro em 2013.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escalação

Santos Futebol Clube
Rafael; Bruno Peres, Neto, Durval e Guilherme Santos; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo (Pinga); Neymar e André (Miralles).
Téc: Muricy Ramalho
Botafogo/SP
Rafael Santos; Cris, Henrique Mattos e César Gaúcho; Daniel Borges, Gilmak, Zé Antônio, Douglas Packer (Paulo Roberto) e Giovanni (Alex); Francis (Álvaro) e Nunes.
Téc: Marcelo Veiga
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estatísticas

Classificação
ColClubePGJGVIEMDEGPGCSG
01º Santos0602020000060105

Estatísticas do Time
Estatísticas dos Jogadores
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários

Neymar entrou em campo na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, com o cabelo loiro, visual adotado nas férias. A julgar pelo futebol apresentado pelo craque a partir dos 30 minutos do primeiro tempo, parecia que o estádio do Santos era apenas mais um dos destinos visitados por ele ao longo do tempo de descanso.

Dribles de efeito, passes preciosos e um gol. Foi esse o repertório do craque na vitória do Peixe por 3 a 0 sobre o Botafogo-SP, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Além da ótima atuação do camisa 11, o meia Cícero também brilhou, com uma assistência e um gol. Pé quente, Miralles, no fim, completou a vitória. Na contramão dos companheiros, André novamente destoou do restante da equipe e teve atuação abaixo da média.

Por incrível que pareça, porém, não foi tudo tão fácil assim. Até os 30 minutos da etapa inicial, o time de Ribeirão Preto pressionou, criou chances claras e quase abriu o placar. Mas no segundo tempo o goleiro Rafael praticamente não trabalhou.

Na próxima rodada, o Santos testa seu 100% de aproveitamento na competição diante do Bragantino, em Bragança Paulista, no domingo, às 19h30. 

A torcida do Peixe da Baixada Santista aguardou ansiosamente pela primeira partida do time versão 2013 na Vila Belmiro, mas só pôde começar a vê-lo a partir dos 30 minutos. Antes, com exceção feita à homenagem ao zagueiro Durval pelos 200 jogos com a camisa do Peixe, e lances esporádicos do loiro Neymar, os fãs presenciaram o domínio do Botafogo. Organizado no 3-5-2 do técnico Marcelo Veiga, o time de Ribeirão Preto pressionou.

O caminho para o Botafogo era claro: lado direito do ataque, nas costas do ofensivo Guilherme Santos. E a equipe do interior percebeu. Em duas oportunidades, quase venceu o goleiro Rafael com Douglas Packer e Nunes, aos 16 e 22 minutos. Depois, aos 27, o árbitro Marcelo Prieto Alfieri quase virou personagem negativo da partida, ao assinalar pênalti em falta de Durval sobre Nunes fora da área. Para sua sorte, um dos assistentes o avisou do erro, e ele voltou atrás marcando falta fora da área.

Após assistir a pressão do Botafogo durante dois terços do tempo, o Peixe acordou de forma súbita. Com estilo, técnica e velocidade. O losango de Muricy Ramalho formado por Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo se encontrou, e o time do interior não resistiu.

Em contra-ataque veloz, Arouca arrancou pela direita da defesa do Bota, relembrando os tempos do Peixe de 2010. No fundo, o volante cruzou e Neymar trombou com Rafael Santos. Atrapalhado pelo atacante, o goleiro espalmou a bola e Cícero, bem posicionado, aproveitou o rebote para abrir o placar, aos 32 minutos.

Sem ter tempo de respirar, o Botafogo viu o Peixe chegar na cara do gol mais três vezes, sendo a última delas fatal. Depois de servir Cícero na jogada anterior, Neymar recebeu a gentileza de volta do meia, com passe preciso. Frente a frente com Rafael Santos, o craque só o deslocou com uma finalização de chapa: 2 a 0. Na etapa inicial, o velho clichê do “quem não faz toma” prevaleceu na Vila Belmiro.

O segundo tempo na Vila Belmiro poderia trazer um Botafogo aceso atrás do empate ou um Santos empenhado em tentar uma goleada. A segunda opção prevaleceu. O time do interior diminuiu o volume de jogo e viu Neymar provar mais uma vez porque é o melhor em atividade no Brasil. O repertório do craque, como de costume, foi vasto: toques de letra, passes preciosos para André - que os desperdiçou -, e principalmente muitos dribles. Um deles, em especial, chamou a atenção.

Pela direita do ataque, o craque deu um "chapéu invertido" no centroavante Nunes. Usando a sola do pé direito para fazer a bola quicar no chão, ele encobriu o adversário, arrancando aplausos da torcida. Depois, ele colocou a bola por entre as pernas de Alex. Cada escanteio do camisa 11, aliás, era motivo de manifestação positiva dos fãs.

Não foram só os dribles que construíram a boa atuação do atacante de 20 anos. Na etapa final, ele quase ampliou o placar, tentando encobrir o goleiro Rafael Santos após bom passe de Montillo, e também deixou André na cara do gol, mas o centroavante perdeu. O camisa 9, aliás, destoou do restante do time e foi substituído por Miralles aos 25 minutos, sob maioria de aplausos e algumas vaias.

Ainda houve espaço para os fãs ovacionarem o volante Renê Júnior, principal encarregado pela marcação no losango do meio de campo. Com inúmeros desarmes e bons passes, o jogador conquistou aplausos e gritos de incentivo da torcida.

O entrosado Botafogo bem que tentou e até se organizou para vencer o Peixe, mas sucumbiu diante da melhor qualidade técnica do Santos. No último ato, aos 46 minutos, após boa troca de passes entre Arouca e Neymar, Miralles apareceu livre na grande área para bater e fazer o terceiro do Peixe e dar números finais ao jogo. O torcedor da Baixada saiu animado com a segunda vitória consecutiva no Paulistão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidade

  Diante do Botafogo, o Santos atua pela primeira vez na Vila Belmiro em 2013. Ano passado, o Peixe disputou 27 jogos na Vila com 17 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas (0 a 1 Corinthians na Libertadores e 1 a 3 Bahia no Brasileiro). Foram 58 gols marcados e apenas 19 sofridos. No estádio, o time não perde desde o dia 29 de agosto, quando foi derrotado pelo Bahia.

Nas últimas oito partidas que fez no local, o Santos ganhou quatro e empatou quatro.

A maior vitória da história do confronto entre Santos e Botafogo aconteceu no Campeonato Paulista de 1964. No dia 21 de novembro, o Peixe venceu por 11x0 na Vila Belmiro, com oito gols de Pelé, que tornou-se o recordista de gols em uma mesma partida em Campeonatos Paulistas. Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro marcaram os outros gols.

 Santos FC e Botafogo já se enfrentaram 88 vezes na história dos dois clubes. E a vantagem é total do Peixe. Foram 53 triunfos santistas, 20 empates e 15 vitórias do time de Ribeirão Preto. Ao todo, foram 198 gols pró e 93 contra.

Já em Campeonatos Paulistas, foram 81 partidas, com 50 vitórias do Alvinegro Praiano, 12 do Botafogo, além de 19 empates. Ao todo, foram 185 gols a favor do Santos FC e 81 do adversário.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Último jogo

No último jogo o Santos venceu com facilidade o Botafogo-SP por 4 a 1, no Santa Cruz, na Primeira fase do Campeonato Paulista 2012. Fizeram os gols: Camilo, pelo Botafogo-SP, e Neymar (3) e Felipe Anderson, do Santos. Com este placar, o Santos ampliou a sequência de jogos (4) sem derrota para o adversário no Campeonato Paulista.

O Santos do técnico Muricy Ramalho formou com Rafael; Pará(Fucile), Bruno Rodrigo, Vinicius Simon e Paulo Henrique(Felipe Anderson); Henrique, Arouca, Elano(Rentería) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Destaque História

O Santos goleou o Botafogo-SP por 5 a 1, no Vila Belmiro, pela 1ª Fase do Campeonato Paulista 1978. O gols foram marcados por Nei (BOT 12/1T), João Paulo (SAN 29/1), João Paulo (SAN 35/1), Toninho (SAN 38/1T), Juary (SAN 15/2T) e Juary (SAN 23/2T).

O Santos do técnico Chico Formiga formou com Vitor; Nelson, Joãozinho, Neto e Gilberto; Clodoaldo(Zé Carlos), Toninho Vieira, Nilton Batata e Juary(Cardim); Claudinho e João Paulo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Transmissão ao vivo