Campeonato Brasileiro
2x0
Santos
Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Henrique, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec)
Técnico: Muricy Ramalho
Vasco
Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Julinho (Diego Rosa); Nílton, Felippe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Éder Luís (Leandro) e Élton (Bernardo)
Técnico: Cristóvão Borges (interino)
Data: 06/09/2011
Horário: 17:00
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Renda: R$ 215.260,00
Público: 12.305 pagantes
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (Asp.Fifa-GO)
Cartão Amarelo: Diego Souza (VAS)
Gols: Neymar (SAN 03/1T) e Borges (SAN 28/2T)
Comentários
Inspirado por um público de mais de 12 mil na Vila Belmiro, Neymar mostrou, mais uma vez, que a indicação para o prêmio de melhor do mundo não veio por acaso. Em linda cobrança de falta, o craque abriu o placar logo aos três minutos de jogo. Na segunda etapa, aos 28, o camisa 11 deu passe para Borges marcar o segundo e se tornar o maior artilheiro santista em uma mesma edição de Brasileiro com 23 gols. No final, Peixe 2 a 0 sobre o Vasco neste domingo (06), pela 33ª rodada do Brasileirão. O confronto também marcou a volta de PH Ganso, que fez bela partida com seus passes clássicos e sua técnica apurada. Muricy, se recuperando de uma hérnia de disco, voltou a ficar no banco após três jogos afastado.
Com a vitória, o Alvinegro Praiano chegou aos 48 pontos na tabela de classificação, o ocupando a nona posição da tabela de classificação. Borges segue na ponta da artilharia da
Agora, o Peixe volta a entrar em campo no próximo domingo (13), às 17 horas, diante do Ceará, no Estádio Presidente Vargas.
Jogo
Empurrado pela torcida santista, o Peixe abriu o placar logo aos três minutos. Aos dois, Neymar partiu para cima de Dedé e foi derrubado na entrada da área, na ponta esquerda do ataque. O próprio Menino da Vila cobrou a falta no ângulo do goleiro vascaíno para fazer 1 a 0.
O segundo quase saiu aos seis minutos. Neymar cruzou, Durval desviou de cabeça e Fernando Prass fez bela defesa.
O Vasco respondeu aos 12. Elton desviou de cabeça após escanteio e Rafael fez linda defesa com o pé esquerdo. E o time carioca balançou as redes aos 23, mas o árbitro anulou o gol. Diego Souza desviou de cabeça depois de cruzamento, mas o juiz marcou falta em cima do marcador santista.
Já aos 28, Bruno Rodrigo teve que receber atendimento após disputa pelo alto com Elton. O zagueiro ficou com um corte na testa e continuou a partida com uma bandagem. O árbitro não assinalou falta.
Com a bola rolando, o Santos FC seguia dominando as ações da partida e voltou a chegar com perigo aos 33. Neymar tabelou com Ganso e, dentro da área, deu um toque de bico na saída de Fernando Prass. Mas o vascaíno conseguiu encaixar.
Aos 37, o goleiro só olhou, mas a bola foi para fora. Neymar cruzou da direita e Bruno Rodrigo, mesmo com a bandagem, cabeceou com força. A bola passou com perigo pela meta.
A resposta vascaína veio nos acréscimos. Aos 47, Juninho Pernambucano levantou e Elton desviou de cabeça, mas Rafael conseguiu encaixar.
Segundo tempo
Na segunda etapa, com o Peixe na frente, o Vasco começou em cima, mas foi o Santos FC que criou a primeira chance clara. Aos oito minutos, em contra-ataque, PH Ganso lançou com precisão para Neymar, que invadiu a área, driblou Fernando Prass e passou para Borges. O matador bateu de primeira e o zagueiro vascaíno salvou em cima da linha. No rebote, o goleiro encaixou.
O lance inspirou os santistas, que voltaram a dominar as ações do jogo. Assim, aos 12, Neymar achou Danilo entrando pela diagonal e deu belo passe. O lateral finalizou e Fernando Prass espalmou.
Na sequência, aos 17, Neymar desceu em profundidade, invadiu a área, passou pelo marcador e tocou para trás. Ganso finalizou de primeira e a bola passou perto do travessão da equipe carioca.
A primeira chance de perigo dos vascaínos saiu aos 23 minutos dos pés de Juninho Pernambucano. O meia cobrou falta da entrada da área e a bola passou raspando pelo ângulo esquerdo de Rafael.
Mas o lance não diminui o ímpeto dos santistas. Aos 28 minutos, Adriano puxou contra-ataque e tocou para Neymar. O craque passou para Borges. O defensor ainda tentou desviar, mas a bola acabou caindo nos pés do artilheiro, que dominou e finalizou de fora da área para fazer 2 a 0. Com o gol, o camisa 9 se tornou o maior goleador santista em uma mesma edição de brasileiro.
Logo em seguida, Borges foi substituído por Alan Kardec. O atacante quase fez o seu em tabela com Ganso. O camisa 10 recebeu e devolveu de calcanhar para a finalização de Kardec, mas Fernando Prass conseguiu encaixar.
Vídeo