## Santos Tartu (Estonia), Santos Laguna (México), Santos Guápiles (Costa Rica), Santos Swiebodzin (Polonia), Santos (Ingaterra), Santos Sarbinowo (Polonia), Santos Piwoda (Polonia), Santos Ouagadougou (Burkina Faso), Santos Nickerie (Suriname), Santos (Angola), UF Santos (Botswana), Santos (Georgetown), Chief Santos (Namibia), Santos Luganville (Vanuatu), Santos Cape Town (Africa do Sul), New Santos (Irlanda do Norte), Santos (Irlanda do Norte), Santos Kingston (Jamaica), Santos (Amapá), Santos Tsunami (Futebol Americano), Santos Sub11, Santos Sub13, Santos Sub15, Santos Sub17, Santos Sub20, Santos B, Santos (Futsal), Santos (Volei), Santos (Handebol), Sereias da Vila, Santos Drift (Elson Nishimura), Santos Surf (Alejo Muniz), Santos Skate (Kelvin Hoefler), Santos (Futebol de Areia), Santos (Futebol de Mesa), Santos (Goalball), Santos (Showbol), Santos Fórmula Truck ( Wellington Cirino e Geraldo Piquet), Santos Dexterity (eSport), Santos Run (Corrida de rua) ##

domingo, 6 de maio de 2012

(FMA) Santos 3x0 Guarani/SP

Campeonato Paulista
 3x0 

Santos
Aranha; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano (Ibson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho

Guarani/SP
Emerson; Bruno Peres (Thiaguinho), Domingos, Neto (André Leone) e Bruno Recife; Ewerton Páscoa (Willian Favoni), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Fabinho e Bruno Mendes.
Técnico: Oswaldo Alvarez

Data: 05/05/2012 (DOM)
Horário: 16:00
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Público: 40.146 pagantes
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Cartão Amarelo: Ewerton Páscoa, Fabio Bahia (GUA) e Adriano, Henrique (SAN)
Cartão Vermelho: 
Gols: Paulo Henrique Ganso (SAN 42/1T), Neymar (SAN 20/2T) e Neymar (SAN 46/2T)
OBS: 1º jogo da Final

Comentários

Com dois gols de Neymar e um de Ganso, o Santos FC bateu o Guarani por 3 a 0 e saiu na frente nos primeiros 90 minutos da decisão do Paulistão, neste domingo, no Morumbi. O camisa 10 abriu o placar do jogo com belo chute de fora da área. O meia quase fez o segundo driblando o goleiro, mas o camisa 11 ficou com a sobra para completar a vitória do Peixe. Já nos 46 de segunda etapa, Neymar recebeu cruzamento, driblou o zagueiro e bateu para fazer o terceiro do Peixe. Com o resultado, mesmo que perca a segunda partida por dois gols de diferença, o Alvinegro Praiano alcançará o tricampeonato estadual. O confronto decisivo acontece no próximo domingo (13), às 16 horas, também no Morumbi.

Com os dois gols neste domingo, Neymar igualou a marca de João Paulo e Serginho Chulapa como maiores artilheiros do Clube após a Era Pelé, ambos com 104 gols. O camisa 11 ainda é o artilheiro do Paulistão, com 18 gols. Só em 2012, já são 23 gols em 22 jogos pelo Peixe.

Agora, o Peixe volta suas atenções para a Libertadores. Na quinta-feira (10), às 19h30, a equipe recebe o Bolívar (Bolívia) na Vila Belmiro. No confronto de ida, na altitude, os bolivianos venceram por 2 a 1.

Escalação

A novidade da escalação santista foi o retorno de Henrique, recuperado. Com Maranhão suspenso, o meio campista atuou na lateral direita. Além disso, com Rafael em recuperação, Aranha atuou na meta santista.

Dessa forma, o Peixe foi a campo com: Aranha, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e PH Ganso; Neymar e Alan Kardec.

Aos 45 da segunda etapa, Ibson entrou na partida no lugar de Elano.

Jogo

Logo no primeiro minuto de partida, Neymar recebeu de Edu Dracena, partiu em velocidade e, após passar por três marcadores, foi derrubado pelo quarto na entrada da área. Na cobrança, Elano cobrou colocado e acertou o travessão.

A partir daí, o confronto seguiu equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque, mas esbarrando na marcação de ambos os lados. Justamente na forte marcação, o Peixe teve lance polêmico aos 35. Após lançamento na área, Domingos deslocou Alan Kardec, mas o juiz não entendeu o lance como falta.

Logo na sequência, já aos 42, a defesa do Bugre tentou, mas não conseguiu evitar o gol. Neymar cruzou da esquerda, a defesa afastou, mas a bola sobrou para PH Ganso na entrada da área. O camisa 10 acertou um belo chute colocado de primeira, sem chances para o goleiro Emerson, fazendo um golaço.

Segundo tempo

Atrás no placar, o Guarani foi para cima logo no primeiro minuto. Bruno Recife acertou belo chute de fora da área. Aranha desviou e a bola acertou a trave.

A resposta santista veio logo na sequência. PH Ganso sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, Elano bateu colocado, mas Emerson foi buscar, colocando para escanteio.

Já aos 20 minutos, Emerson até conseguiu atrapalhar, mas não evitar o gol. Juan passou para Ganso, que invadiu a área e tentou driblar o goleiro. O camisa 1 deu tapa na bola, mas Neymar ficou com a sobra para fazer o segundo gol santista na partida.

E Neymar quase fez mais um aos 33. O camisa 11 bateu colocado de fora da área e a bola passou perto da trave do Guarani.

Já aos 46, não teve jeito, Neymar recebeu cruzamento na área, driblou o zagueiro e bateu para fazer 3 a 0.

Transmissão ao vivo

Curiosidade

Santos e Guarani protagonizam uma final inédita na história do Campeonato Paulista. Curiosamente, nos últimos 13 anos, o Paulistão teve decisões inéditas em sete oportunidades: Corinthians x Botafogo em 2001, São Caetano x Paulista em 2004, Santos x São Caetano em 2007, Palmeiras x Ponte Preta em 2008, Corinthians x Santos em 2009 (primeira vez decidindo em play-offs), Santos x Santo André em 2010 e Santos x Guarani este ano.

 Uma decisão de Campeonato Paulista entre um dos grandes do estado diante de uma equipe de menor expressão não é novidade. Recentemente, isto aconteceu algumas vezes. Em 1986, a Inter de Limeira tornou-se a primeira equipe do interior a conquistar o título de campeão paulista, derrotando o Palmeiras nas finais (0 a 0 e 2 a 1). Em 88, Corinthians e Guarani decidiram o campeonato que acabou ficando no Parque São Jorge. Em 89, mais uma vez o título ficou entre uma equipe da capital, o São Paulo, e outra do interior, o São José. Deu São Paulo (1 a 0 e 0 a 0). Em 2001, o Corinthians derrotou o Botafogo-SP (3 a 0; 0 a 0). Já nos últimos cinco anos, isso aconteceu mais três vezes: em 2007, entre Santos e São Caetano (0 a 2 e 2 a 0); em 2008, entre Palmeiras e Ponte Preta (1 a 0 e 5 a 0), e em 2010, entre Santos e Santo André (3 a 2 e 2 a 3).

 Santos e Guarani se enfrentaram apenas em quatro oportunidades na capital paulista, com quatro vitórias santistas. Foram três confrontos no Pacaembu e um no Morumbi. No mesmo estádio da final de 2012, o Peixe venceu por 3 a 1, no dia 16 de junho de 1979, também no Paulistão, com dois gols de Juari e um de João Paulo.

 A história do Campeonato Paulista já contemplou cinco equipes diferentes com um tricampeonato. O São Paulo Athletic venceu as três primeiras edições em 1902/03/04. O Paulistano foi o único tetracampeão da história ao vencer os títulos em 1916/17/18/19. O Corinthians foi três vezes tri, em 22/23/24, 28/29/30 e 37/38/39. Já o Palestra Itália (atual Palmeiras) foi tri em 32/33/34. O Santos pode conquistar este ano seu terceiro tricampeonato, o primeiro sem Pelé. O Peixe foi tri em 60/61/62 e em 67/68/69.

Campanha do Guarani até a final: 21 jogos, 13 vitórias, três empates e cinco derrotas; 32 gols pró e 21 contra.

Campanha do Santos até a decisão: 21 jogos, 14 vitórias, três empates e quatro derrotas; 51 gols pró e 19 contra.

(OBS: Não estão computados os dados do jogo acima)

Último jogo

Nenhum comentário :

Postar um comentário